Projeto Um Giro na Leitura 2022 lançado com dia de interação no cais do Mearim

O projeto pedagógico foi lançado na última sexta-feira e se estenderá até o mês de dezembro com premiação de alunos e escolas municipais

A manhã e tarde de sexta-feira (29) foram movimentadas no Cais do Mearim, em Arari. Alunos, professores, gestores escolares, supervisores, coordenadores e autoridades municipais do Executivo e do Legislativo estiveram reunidos no local em diversas atividades interativas com foco na leitura.

Na ocasião, por meio da Secretaria de Educação (Semed), a Prefeitura de Arari lançou a edição 2022 do projeto Um Giro na Leitura. A iniciativa tem por objetivo incentivar o gosto pela leitura como fator de aumento do repertório cultural de alunos do Sistema Municipal de Ensino.

A abertura do evento contou com apresentação musical do projeto Sons e Acordes e presença de autoridades municipais e representantes de instituições parceiras da iniciativa. Muitas delas se pronunciaram no ato, logo após a apresentação das linhas gerais do projeto.

O prefeito Rui Filho e o secretário de Educação Marcelo Santana estiveram acompanhados de outros secretários e diretores da gestão municipal. A Câmara de Arari se fez representar pela presença dos vereadores Lucinha Brito, Nelinho e Tácito Lima.

O prefeito Rui Filho falou sobre a realização do projeto de incentivo à leitura criativa. “Esse é um projeto muito importante que se estenderá na zona rural e urbana, para estimular o hábito da leitura por nossas crianças, com bons resultados até o final do ano. Essa é nossa meta”.

“Nosso objetivo é motivar e desafiar às crianças da educação infantil, alunos do ensino fundamental e EJA, a ter contato e vivenciar a leitura, para que no futuro conquistem autonomia intelectual e social, com a capacidade de compreender e transformar o contexto em que vivem”. – ressaltou o secretário Marcelo Santana.

Entre os parceiros do projeto, estiveram presentes representantes da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (Alac), da Casa do Professor, do Farol do Saber e da Estação Conhecimento de Arari (EC). Essas são organizações que participarão ativamente das atividades de leitura e reflexão sobre estratégias e a importância das habilidades nessa área do ensino.

O aluno Wesley Braga, do 8º Ano da Escola Militar, comentou a importância de se trabalhar a competência em leitura. “A leitura é muita importante, pois nos ajuda no raciocínio lógico e no aprendizado de tudo e é muito importante para a expressão do pensamento, principalmente, na escrita”.

O evento contou com diversas apresentações de contação de histórias, recitação de poemas de autores locais com alunos e professores, e apresentação do espetáculo “Fantásticas fábulas fabulosas”, com o grupo Pique Esconde Artes, de São Luís. Durante todo o dia, cantos de leitura com temas e recursos diversificados distribuídos pela extensão do cais receberam visitação de alunos e outros participantes da ação.

Imagens do evento

Informações: Secom/Semed. Imagens: Ademir Morais/Secom/Prefeitura de Arari