PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

PREFEITURA DE ARARI

CHEFIA DE GABINETE

 

LEI Nº 012, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008

 

Estima a receita e fixa a despesa do município de arari para o exercício de 2009, e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE ARARI, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. O orçamento do Município de Arari/MA para o exercício de 2009, estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 29.700.000,00 (vinte e nove milhões e setecentos reais) sendo:

I - Orçamento Fiscal em R$ 21.507.568,00 (vinte e um milhões, quinhentos e sete mil, quinhentos e sessenta e oito reais);

II - Orçamento da Seguridade Social em R$ 8.192.432,00 (oito milhões, cento e noventa e dois mil, quatrocentos e trinta e dois reais);

Parágrafo único - Incluem-se no total referido neste artigo os recursos próprios da Fundação Municipal de Ensino, cuja programação consta de quadros específicos que integram esta Lei.

Art.  2º. A Receita será arrecadada na forma da legislação vigente e das especificações constantes dos quadros integrantes desta Lei, observando o seguinte desdobramento.

 

Administração Direta:

Receitas Correntes                                                                                          R$ 22.995.960,00

Receita Tributária                                                                                               R$ 602.118,00

Receita Patrimonial                                                                                            R$ 227.784,00

Receita de Serviços                                                                                           R$ 1.063.218,00

Transferências Correntes                                                                                  R$ 22.917.822,36

Outras Receitas Correntes                                                                                R$ 13.200,00

Deduções da Receita Corrente                                                                        R$1.828.182,36

 

Receita de Capital                                                                                    R$ 6.704.040,00

                       Alienação de Bens                                                               R$ 50.160,00

                       Transferência de Capital                                                     R$ 6.653.880,00

Total Geral                                                                                                  R$ 29.700.000,00

 

Art. 3° A despesa será realizada segundo a discriminação dos quadros integrantes desta Lei, com os seguintes desdobramentos:

 

I – Por Órgão da Administração

0101- Câmara Municipal                                                                R$ 893.904,00

0201- Gabinete do Prefeito                                                            R$ 2.177.832,00

0202- Secretaria Municipal de Administração                             R$ 2.304.936,00

0203- Secretaria Municipal de Finanças                                      R$ 677.436,00

0204- Secretaria Municipal de Educação                                    R$ 1.861.140,00

0205- Fundo de Manut. e Des.Ensino e Val.Mag.FUNDEB     R$ 5.015.084,00

0206- Manutenção e Desenvolvimento do Ensino- MDE          R$ 949.304,00

0207- Fundo Municipal de Assistência Social                              R$ 1.121.304,00

0208- Secretaria Municipal de Cultura                                          R$ 261.348,00

0209- Secretaria Municipal de Saúde                                           R$ 1.562.840,00

0210- Fundo Municipal de Saúde                                                 R$ 4.967.172,00

0211- Secretaria de Produção e Abastecimento                         R$ 591.640,00

0212- Secretaria Municipal de Assist. Social                                R$ 249.156,00

0213- Secretaria Municipal de Juventude                                     R$ 124.800,00

0214- Fundo Nacional de Habit. E Interesse Nacional                R$ 100.000,00

2015- Secretaria Municipal de Comunicação Social                   R$ 151.632,00

0216- SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto                   R$ 838.732,00

0217- Secretaria Mun. De obras, Serv.Mun.e Transp.               R$ 5.185.992,00

0218- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente       R$ 269.748,00

9000- Reserva de Contingência                                        R$ 396.000

 

Art. 4°. Fica o Poder Executivo autorizado a:

I – abrir durante o exercício créditos suplementares até o limite de 100% (cem por cento) do total da defesa fixada no artigo 1° observando-se o disposto no artigo 43 da Lei federal n° 4.320 de 17 de março de 1964.

II – abrir créditos suplementares até o limite consignado sob a denominação de Reserva de Contingência em conformidade com o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

III – remanejar recursos no âmbito do mesmo órgão e do mesmo programa.

Parágrafo único. Não onerarão o limite previsto no inciso I, os créditos destinados a:

I – suprir insuficiência nas dotações de despesas a conta de recursos vinculados;

II – suprir insuficiência mas dotações orçamentárias relativas as despesas a conta de receitas próprias de autarquias, fundações.

Art. 5º. Fica o Poder Executivo autorizado a realizar operações de créditos por antecipação da receita até o limite de 7% (sete por cento) da receita corrente líquida, observadas as condições estabelecidas no artigo 38, da Lei Complementar n° 101, de 2000.

Art. 6º. Esta Lei entrará em vigor a partir de 1° de janeiro de 2009. Revogam-se às disposições em contrário.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ARARI/MA, 30 DE DEZEMBRO DE 2008.

LEÃO SANTOS NETO

PREFEITO

 

Não publicada no Diário Oficial do Município de Arari – DOM
Clique aqui para acessar a edição do DOM em PDF

 

Como citar essa Lei:

ARARI. Lei Municipal Nº 012, de 30 de dezembro de 2008. Estima a receita e fixa a despesa do município de arari para o exercício de 2009, e dá outras providências. Arari: DOM não disponível.

Para dirimir dúvidas ou mais obter informações sobre essa lei, o cidadão poderá entrar em contato com o Departamento Jurídico da Prefeitura de Arari, pelo e-mail juridico@arari.ma.gov.br ou com a Assessoria Municipal de Comunicação, pelo e-mail secom@arari.ma.gov.br