Nas últimas semanas do mês de abril e na primeira semana de maio, o prefeito Rui Filho esteve à frente de uma sequência de ações em atendimento às necessidades imediatas da população afetada pelas inundações ocasionadas pelo alto nível de água no rio Mearim e acúmulo de águas de chuva nos campos inundáveis do município.
As ações implementadas contaram com suporte das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, apoiadas pela Defesa Civil. Além das ações assistenciais e de saúde, como distribuição de cestas básicas e água potável, as iniciativas incluíram ação emergencial de recuperação paliativa da estrada de acesso aos povoados da Região de Moitas, a mais afetada na situação.
Também foram disponibilizadas canoas para mobilidade emergencial dos moradores isolados pelas inundações em diversos povoados da região com localização mais próxima à margem do rio Mearim. Passado o período de maior transtorno, segundo informações da prefeitura, o Município continuará o trabalho de acompanhamento das comunidades para mitigação dos danos sofridos.