Sistema Municipal de Ensino
O Sistema Municipal de Ensino é regido pela Lei Municipal nº 029/2016, sendo composto por órgãos e instituições vinculados ao setor educacional responsáveis pelo planejamento, execução, supervisão, acompanhamento, avaliação e controle dos programas e ações correlacionadas à educação e ao ensino.
Saiba mais
Pacto pela Aprendizagem no Maranhão
O Pacto pela Aprendizagem é uma iniciativa voltada para garantir que as crianças maranhenses tenham habilidades básicas de leitura, escrita e raciocínio lógico no final do segundo ano do Ensino Fundamental. Ele se concentra em duas áreas, a Educação Infantil e a Alfabetização, e é dirigido principalmente ao treinamento de professores nestes campos. Saiba mais
Realizado em parceria com o Governo e a Fundação Vale, o projeto Trilhos da Alfabetização busca melhorar a educação em 24 cidades no corredor Carajás. A estratégia principal é treinar profissionais da educação, incluindo professores, gestores e técnicos, e fornecer materiais educacionais, como um almanaque cultural personalizado para cada cidade. Siba mais
Sistema de Avaliação do Estado do Maranhão – SEAMA
O SEAMA é um sistema de avaliação da educação implementado em 2019 pelo Estado do Maranhão e o CAEd/UFJF. Ele avalia o desempenho e o desenvolvimento dos estudantes da rede pública em Língua Portuguesa e Matemática, com duas avaliações durante o ano, para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Saiba mais
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que visa proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes. Ele mobiliza governos, a sociedade civil e o setor privado para alcançar esses objetivos. Saia mais
O Programa Primeira Infância na Escola busca elevar a qualidade da Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos, através de iniciativas colaborativas. É estruturado em três eixos: avaliação e monitoramento, gestão e fortalecimento institucional, e currículo e práticas pedagógicas. Saibamais
O PAR é um programa de planejamento de políticas educacionais multidimensional para os municípios, estados e Distrito Federal com um período de 4 anos e é baseado no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é elaborar planos plurianuais para as políticas educacionais das secretarias municipais, estaduais e do Distrito Federal. Saiba mais
Avaliação realizada pelo CAEd para elaboração de um banco de dados com base nas avaliações das diferentes escolas e municípios. Saiba mais
O Calendário Escolar é uma ferramenta norteadora que respalda todo o trabalho a ser desenvolvido no ano em todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Arari para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Saiba mais
A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa colaborativa dos UNICEF, Undime, Congemas e Conasems, com o objetivo de combater a exclusão escolar. É uma plataforma tecnológica gratuita que permite que informações sobre crianças e adolescentes fora da escola sejam enviadas pela internet, por meio de aplicativo ou SMS. Saiba mais
Sistemática de Avaliação PME ocorre a cada dois anos para a reflexão das estratégias alcançadas e visualização do que precisa ainda ser alcançado dentro do período proposto para o Plano com vigência 2014/2024. Saiba mais
O PSE é uma iniciativa que contribui para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes da rede pública de ensino com a pactuação e desenvolvimento de treze estratégias. Saiba mais
Giro na Leitura é um projeto de difusão do livro e da leitura que objetiva incentivar o gosto pela leitura como fator de aumento do repertório cultural de meninos e meninas do Sistema Municipal de Ensino de Arari, através da utilização de acervos literários disponibilizados nas escolas da rede pública. Saiba mais
O Programa Brasil na Escola tem como objetivo promover a permanência, aprendizagem e progressão escolar equitativa e na idade adequada dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Ele fornece apoio técnico e financeiro às escolas, valoriza boas práticas e fomenta a inovação, com foco nas unidades escolares ofertantes deste nível de ensino. Saiba mais
O Programa Educação em Família tem a finalidade de, no âmbito das escolas públicas de educação básica, fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações. Saiba mais
O Tempo de Aprender é um programa de alfabetização amplo, cujo objetivo é aumentar a qualidade da alfabetização nas escolas públicas do país. Melhora a formação pedagógica e gerencial dos professores e gestores, oferecendo materiais e recursos, acompanhamento da aprendizagem dos alunos com atenção individualizada e valorização dos professores e gestores de alfabetização. Saiba mais
O PDDE-Campo destina recursos financeiros de custeio e de capital às escolas públicas municipais, estaduais e distritais, localizadas no campo, que tenham estudantes matriculados na educação básica a fim de propiciar adequação e benfeitoria na infraestrutura física dessas unidades, necessárias à realização de atividades educativas e pedagógicas. Saiba mais
O Programa Água na Escola garante o abastecimento de água em condições apropriadas para o consumo e o esgotamento sanitário nas escolas, através da alocação de recursos financeiros para despesas de custeio e capital. Os recursos podem ser utilizados para a aquisição de equipamentos, instalações hidráulicas e contratação de mão de obra. Saiba mais
O projeto Sons e Acordes é realizado em várias escolas municipais. Na educação musical nas escolas, a metodologia trabalhada através da Flauta Doce Germânica, Trompete, Trombone e Percussão é o método Suzuki. Desperta a criatividade, habilidades cognitivas, habilidade e sensoriais e promove interação entre as crianças e adolescente. Saiba mais
O Projeto Alegria oferece atividades esportivas de rua para crianças e adolescentes, promovendo a convivência social, trabalho em equipe, superação da timidez, lazer saudável, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de seguir regras e lidar com frustrações. Saiba mais
O Projeto Educação Integral na Amazônia tem como objetivo ampliar a equidade na educação em territórios tradicionais na região Amazônica, fazendo parte do Programa “NÓS – Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos”, liderado pela Porticus e implementado pelo Centro de Educação Integral. Saiba mais