Projeto Alegria vem das ruas, bairros e povoados

O Projeto visa proporcionar lazer, saúde e bem-estar, desenvolvendo atividades esportivas e brincadeira de rua.

O Projeto Alegria vem das ruas, bairros e povoados que já acontece desde 2014, faz parte das ações da Semed e dá oportunidades às crianças e adolescentes desenvolverem esporte de rua.

 O objetivo dessa iniciativa é, além da convivência com outras crianças, aprender a trabalhar em equipe, colaborar entre si e superar a timidez. Além disso, proporciona lazer, saúde e bem estar, desenvolve a capacidade de seguir regras e principalmente, aprendem a lidar com possíveis frustrações, entendendo que nem sempre se ganha ou se perde.

O Projeto é organizado com ações bimestrais no contraturno, sendo contemplados ruas, bairros ou comunidades que apresentam agravantes envolvendo o público de 10 a 15 anos. Diversas tarefas são organizadas, tais como: jogos de amarelinha, corridas, futebol e outros.

Para a prática do Projeto, que é fomentado pela Semed, conta-se com a participação de intersetorialidades, com profissionais da Saúde, Esporte, Estação Conhecimento, Meio Ambiente e Guarda Municipal.

A inclusão de esportes na rotina das crianças e dos adolescentes, traz, ainda, uma série de benefícios imediatos, a médio e longo prazo em várias áreas:

Físico – ajuda na construção de músculos e ossos mais fortes, eleva a resistência, aumenta a imunidade, reduz o risco de adquirir algumas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares entre outras relacionadas à obesidade. Além de contribuir para o enfrentamento das alterações fisiológicas ocasionadas pelas mudanças hormonais na fase da adolescência.

Social – atividades em grupo proporcionam momentos de interação entre as crianças e adolescentes, melhoram as relações sociais, pois aprendem a conviver com as diferenças, lidar melhor com as frustrações, expressar as suas opiniões e trabalhar a empatia.

Cognitivo – contribui na melhoria do foco, concentração e memória, além de prevenir e ajudar a combater a depressão e a ansiedade, amplia a capacidade de raciocínio. Isto impacta diretamente na melhoria do desempenho escolar e na vida social.

Estimula a criação de novos hábitos saudáveis – a prática regular de esportes ajuda a criar hábitos saudáveis desde a infância, aumentando a probabilidade de sua manutenção na fase adulta. Ajuda, também, a diminuir o tempo ocioso, momentos em que alguns adolescentes buscam outras atividades de entretenimento, como permanecer em frente ao computador e celular.

O Projeto é organizado com ações bimestrais no contraturno, sendo contemplados ruas, bairros ou comunidades que apresentam agravantes envolvendo o público de 10 a 15 anos. Diversas tarefas são organizadas, tais como: jogos de amarelinha, corridas, futebol e outros.

Acesso rápido

logo-semed

Secretaria Municipal de Educação – SEMEC
Rua Pe. José da Cunha d’Eça, SN
Centro – CEP: 65480-000 – Arari / MA
WhatsApp: (98) 98453-1303
Fale conosco

Rolar para cima
× Fale conosco!