Diário Oficial do Município, 17/04/2020

PUBLICAÇÃO DE TERCEIROS – CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA
ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Casa dos Conselhos 14 de abril de 2020. Aos quatorze dias de abril de dois mil e vinte, às oito horas e trinta minutos, na Casa dos Conselhos de Arari, situada na Avenida Doutor João da Silva Lima, s/n, realizou-se a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com a presença dos conselheiros, Ailton Barros, Liana Mendes Banhos, Sandra Maria Fernandes Rocha, Maria da Conceição Costa Silva, José Luís da Silva Braga, Maria José Rodrigues Bogéa e Rômulo Antonio Fernandes, para tratar sobre o uso dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência na defesa de crianças, adolescentes e suas famílias durante a pandemia do COVID-19, a reunião teve como pauta as recomendações do CONANDA para este momento de crise. O presidente Ailton Barros expôs as ideias que já vinham sido discutidas no grupo de whatzapp do CMDCA. Primeiramente a importância de distribuição de cestas básicas, seguindo pala possibilidade de também destruir kits educativos para auxiliar no tempo em que as crianças precisam ficar necessariamente dentro de casa. Outro tipo de cesta a ser entregue será com produtos da agricultura local, assim estaremos atuando em duas frentes, apoiando o pequeno produtor e as famílias que receberão os produtos, havendo possibilidade, também seriam entregues kits de higiene e brinquedos. A conselheira Conceição Costa defendeu a ideia da compra com os produtores locais e sugeriu que houvesse diálogo com a equipe do programa de aquisição de alimentos, pois estes já possuem um cadastro dos produtores com contatos e quais tipos de alimentos podem fornecer. A conselheira Maria José pontuou a importância do kit educativo, pois as crianças encontram-se muitas vezes sem esse material para distração. O Conselheiro Luis elencou alguns povoados para serem iniciadas as distribuições e ressaltou que no povoado que o mesmo reside não consegue identificar famílias que tenham o perfil para serem beneficiadas. As propostas foram aprovadas por unanimidade, com um teto de gastos de até R$ 100.000,00 (cem mil reais). No primeiro momento o investimento será de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) o restante segue para os próximos passos a partir da avaliação de como estará a situação do município. Decidimos também trabalhar em conjunto com o poder público, destinando parte dos itens adquiridos para que sejam entregues sob a logística do município. A reunião foi encerrada às dez horas, e eu, Eleiene Fernandes Araújo, secretária executivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lavrei a presente Ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim, e pelos membros conselheiros (as) presentes à reunião, Arari, quatorze de abril de dois mil e vinte.

Chave para consulta e verificação de autenticidade: >>>  DOM07917042020